Durante ação de combate ao crime, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o auxílio de cães farejadores, apreenderam 205 aves silvestres na noite de ontem (18), na Rodovia Régis Bittencourt, próximo ao pedágio de Cajati/SP.
A abordagem aconteceu por volta das 22h15, durante uma blitz de rotina. Ao se aproximarem de um veículo com dois ocupantes, os PRFs avistaram diversas caixas cobertas com tecido translúcido no interior do carro, de onde emanavam sons que pareciam ser de pássaros.
O condutor do veículo informou que estava apenas transportando o passageiro, que por ser portador de necessidades especiais (amputado de uma das pernas e com uso de prótese), não poderia dirigir. Já o passageiro alegou que estava transportando as aves a pedido de um amigo, a quem devia uma quantia em dinheiro e uma "dívida moral". As aves, segundo ele, seriam entregues a um indivíduo conhecido como "Magrão" no bairro Tucuruvi, na Zona Norte da capital paulista, e ele receberia apenas o valor do combustível gasto no trajeto.
Ao inspecionar as caixas, os agentes da PRF encontraram 205 aves silvestres de diversas espécies, incluindo tico-tico rei vermelho, canário da terra, coleirinha, trica-ferro e pintassilgo de peito negro. Todas as aves foram apreendidas e, junto com a ocorrência, foram encaminhadas para a Polícia Civil de Cajati, que ficará responsável pela análise de saúde dos animais e posterior soltura em local adequado.
Comentários: