A Concessionária Rota das Bandeiras inicia nesta quinta-feira (16) a implantação de um retorno operacional no km 112 da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), no trecho conhecido como Tapetão, em Campinas. A medida busca oferecer uma alternativa de tráfego enquanto o Trevo do Real Parque, no km 116, passa por interdições para a construção de pistas marginais e remodelação de dispositivos viários.
O novo retorno será construído em nível, utilizando a faixa da esquerda nos dois sentidos da rodovia, e será destinado exclusivamente a veículos leves, como carros e motocicletas. Todo o trecho receberá sinalização específica para orientar motoristas durante a operação. A proposta do dispositivo foi previamente aprovada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).
A previsão da concessionária é de que o retorno entre em funcionamento em aproximadamente uma semana. Durante a execução das obras, haverá interdições pontuais na faixa da esquerda fora dos horários de pico, mas o tráfego nas três faixas de cada sentido não deve sofrer grandes impactos.
Em seguida, está prevista a interdição da passagem inferior do Trevo do Real Parque, com bloqueio total por cerca de quatro meses, para viabilizar a construção de duas novas passagens inferiores. O conjunto das obras integra o projeto de qualificação viária da SP-332 entre Barão Geraldo, em Campinas, e Paulínia, que inclui pistas marginais e remodelação de três trevos, com investimento total de R$ 180,3 milhões.
Comentários: