Um levantamento recente da Veloe, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), revelou um aumento expressivo no tráfego de veículos nas rodovias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro nos primeiros meses de 2025. O estudo, parte do Monitor de Tráfego nas Rodovias do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, acompanha a movimentação veicular desde 2020 e indica um cenário de maior dinamismo nas estradas em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em São Paulo, o Índice de Tráfego de Veículos registrou um incremento de 2,1% entre fevereiro e março de 2025, impulsionado principalmente pelo crescimento de 2,7% no fluxo de veículos leves. Apesar de uma queda de 30% no tráfego de veículos pesados após ajustes sazonais, o crescimento agregado em relação ao mesmo período de 2024 foi robusto, atingindo 7,3%, com avanços tanto nos veículos leves (7,1%) quanto nos pesados (8,6%). No acumulado do primeiro trimestre de 2025, o aumento no tráfego paulista foi de 4,6%, com destaque para o crescimento de 6,3% nos veículos pesados e 4,4% nos leves.
No estado do Rio de Janeiro, o crescimento do tráfego entre fevereiro e março de 2025 foi mais modesto, com um aumento de 0,8%, impulsionado por um crescimento de 2,8% no fluxo de veículos pesados, enquanto o tráfego de veículos leves recuou 0,9%. No entanto, ao comparar março de 2025 com o mesmo mês de 2024, o Rio de Janeiro apresentou um crescimento agregado de 7,8%, com altas significativas tanto nos veículos leves (8,0%) quanto nos pesados (6,4%). O acumulado do primeiro trimestre de 2025 também demonstra um avanço importante, com um aumento de 5,6% no tráfego total, impulsionado pelo crescimento de 6,4% nos veículos pesados e 5,5% nos leves.
Considerando um horizonte de 12 meses, as rodovias paulistas acumularam um crescimento de 2,6%, com destaque para o aumento de 5,8% no tráfego de veículos pesados e um crescimento de 2,1% nos veículos leves. No Rio de Janeiro, o crescimento acumulado foi de 2,7%, impulsionado por um aumento de 8,8% no fluxo de veículos pesados e um crescimento mais moderado de 1,8% nos veículos leves. O levantamento sugere que o cenário econômico mais aquecido em ambos os estados, tanto no setor produtivo quanto no mercado de trabalho, contribui para o aumento da movimentação de veículos de carga e de passeio nas rodovias.
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