O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado divulgou um balanço nesta segunda-feira (30) sobre as ocorrências decorrentes das chuvas e rajadas de vento que atingiram algumas regiões do estado de São Paulo no último final de semana.
Na sexta-feira (27), a Defesa Civil renovou o alerta para todas as cidades para atenção a estes fenômenos que causaram transtornos em alguns municípios paulistas. Entre esses municípios, Ribeira e Apiaí foram os mais afetados pelas chuvas.
Em Apiaí, um deslizamento de terra obstruiu vias e provocou a interdição de moradias, deixando quatro pessoas desalojadas. No município de Ribeira, o extravasamento do Rio Ribeira resultou em alagamentos de vias e moradias e deslizamento de terra. Cerca de 50 famílias, aproximadamente 200 pessoas, ficaram desabrigadas. Não houve vítimas.
A Defesa Civil encaminhou ajuda humanitária contendo 50 cestas básicas, 50 kits dormitório, 20 kits de limpeza, 50 kits de higiene, 60 águas sanitárias, 50 rodos e vassouras, oito fitas de isolamento e um rolo de lona, que será entregue às famílias nesta segunda-feira (30). Foi decretada situação de emergência. Equipes da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizam vistorias no município.
Para os dias que antecedem o feriado prolongado, o meteorologista do CGE, William Minhoto, orienta atenção redobrada durante este período. Ele prevê forte presença de nebulosidade em todo o Estado de São Paulo com previsão para pancadas de chuva no período vespertino. Essa chuva estará acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo granizo em alguns pontos.
A população deve permanecer atenta, sobretudo quem mora em área de risco. Diante de sinais como trincas nas paredes dos imóveis, árvores e postes inclinados e muros embarrigados, o cidadão deve deixar o local imediatamente e ligar para a Defesa Civil pelo número 199.