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Terça-feira, 28 de Outubro de 2025

Rodovias Interior de São Paulo

DER ativa mais 11 novos radares de fiscalização de velocidade em rodovias do Vale do Ribeira

Os novos equipamentos entram em operação nesta quarta-feira (29) em trechos das rodovias SP-139, SP-165, SP-193 e SP-222; região passa a contar com 19 pontos de monitoramento eletrônico.

Redação Rodonews GVR
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DER ativa mais 11 novos radares de fiscalização de velocidade em rodovias do Vale do Ribeira
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O monitoramento de velocidade nas rodovias estaduais do Vale do Ribeira será intensificado a partir desta quarta-feira (29), com o início da operação de onze novos radares de fiscalização. Os equipamentos, instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), estão localizados em pontos estratégicos de quatro rodovias que cortam a região.

Segundo a instituição, os novos dispositivos estão distribuídos pelos municípios de Sete Barras, na SP 139 (km 49,9, km 56,8 e km 63,7); Eldorado, na SP 165 (km 79,4); e Jacupiranga, na SP 193 (km 8,8 e km 18,2). A rodovia SP 222, em Iguape, recebeu o maior número de novos pontos, situados nos km 16,9, km 22,7, km 35, km 47,4 e km 71.

Na maioria desses trechos recém-ativados, o limite de velocidade estipulado é de 40 km/h. A única exceção é o radar no km 47,4 da SP 222, em Iguape, onde a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Esses 11 pontos fazem parte de um conjunto de 50 novos radares que entram em funcionamento em todo o estado de São Paulo a partir de amanhã.

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Com as novas ativações, a região passa a ter um total de dezenove pontos de fiscalização eletrônica em operação. Os onze novos se somam a oito equipamentos que já estavam ativos na região. Esses radares anteriores estão localizados na SP 222, nos municípios de Miracatu (km 6,7), Iguape (km 46,1 e km 52,8) e Pariquera-Açu (km 95).

A fiscalização pré-existente na região também cobria trechos na SP 226, em Pariquera-Açu (km 3), na SP 139, em Registro (km 1,8), na SPA 459/230, em Pariquera-Açu (km 3,1), e na SP 193, em Eldorado (km 7).

Os equipamentos integram um contrato (Edital nº 145/2023) que prevê a implantação de 649 radares em mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas. Ainda de acordo com o DER, a escolha dos locais para instalação dos radares é baseada em mapeamentos técnicos que consideram o histórico de acidentes, o excesso de velocidade e as características da via.

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