A Concessionária Rota das Bandeiras inicia, nesta quinta-feira (04), uma nova fase nas obras de recuperação do pavimento da Rodovia Dom Pedro I (SP-065). Pela primeira vez, a empresa implementará uma técnica de reciclagem a frio com emulsão asfáltica, prometendo otimizar o processo de reparo com a redução de prazos e ganhos ambientais. A metodologia inovadora permite o reaproveitamento do próprio revestimento da via.
O método especial utiliza uma máquina recicladora de grande porte para realizar a fresagem, trituração e imediata homogeneização do pavimento antigo com novos componentes, como cimento e emulsões asfálticas. Esse material é então compactado na pista, podendo ser liberado ao tráfego de veículos em apenas três horas após a conclusão do serviço. Ensaios laboratoriais prévios realizados pela Concessionária confirmaram a eficácia da técnica para as condições de tráfego do Corredor Dom Pedro.
Os trabalhos de recuperação serão realizados majoritariamente no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 22h às 5h, com a interdição de uma faixa de rolamento. A execução durante o dia será reservada apenas para os finais de semana. Um dos principais benefícios ambientais da técnica é a eliminação do transporte do material fresado para usinas, o que resulta na redução da emissão de CO₂.
Esta etapa de intervenção na D. Pedro I começa no km 74, em Atibaia, na pista sentido Campinas. A obra abrangerá o trecho que se estende de Bom Jesus dos Perdões (km 65) até a divisa de Itatiba com Valinhos (km 113), em ambos os sentidos da rodovia. Após os reparos profundos de 30 cm do pavimento, o trecho será finalizado com microrrevestimento. A previsão é que a recuperação na SP-065 seja concluída até agosto de 2026.
Comentários: