Uma ação conjunta entre a Concessionária Rota das Bandeiras e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) será lançada nesta quinta-feira (16), às 10h, no Paço Municipal, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a segurança de motociclistas no trânsito. A iniciativa busca alertar a população para o alto número de acidentes envolvendo motos e incentivar práticas mais seguras nas vias urbanas e rodovias que cortam Campinas.
Durante o lançamento, o público poderá visitar uma intervenção urbana composta por dez motocicletas danificadas em acidentes reais e placas de sinalização com relatos de vítimas do trânsito. A proposta é sensibilizar os visitantes sobre as consequências de comportamentos imprudentes e a importância do respeito às normas de circulação. A programação inclui ainda uma blitz educativa, com entrega de materiais informativos e antenas corta-pipa, equipamentos que ajudam a evitar acidentes provocados por linhas com cerol.
Segundo dados do Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas de 2024, 156 pessoas morreram em acidentes no município no último ano, sendo 71 motociclistas ou garupas — o equivalente a 46,2% do total de vítimas. Nas rodovias administradas pela Rota das Bandeiras, que incluem os trechos de Campinas das SP-065, SP-332 e SP-083, foram registradas 13 mortes de motociclistas no mesmo período.
O gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Rota das Bandeiras, Stephan Campineiro, destacou que, embora os motociclistas representem pequena parcela dos veículos que circulam pelo Corredor Dom Pedro, estão entre os mais expostos aos riscos. “A condução responsável e o uso correto dos equipamentos de segurança são fundamentais para reduzir a ocorrência de acidentes graves”, afirmou.
A ação itinerante será levada a diferentes pontos de Campinas nas próximas semanas, como a Torre do Castelo, Praça da Concórdia e Praça Arautos da Paz. O projeto tem apoio da Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).
Comentários: